149 Visualizações

Reunião apresenta resultados de ações em saúde e qualidade de vida no trabalho

Reunião do Comitê de Saúde apresenta resultados de ações e Projetos de saúde e qualidade de vida no trabalho

16/01/2019 14:02 Por: Leila Bezerra

Em reunião coordenada pela presidente do Comitê Gestor da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, foi apresentado o balanço das ações e projetos desenvolvidos nos últimos anos. O primeiro encontro do ano foi realizado na tarde desta terça-feira (15/01) na sede do TJTO.

Buscando aprimorar os processos de trabalho e melhorar a qualidade de vida de servidores e magistrados, diversas iniciativas foram desenvolvidas pelo Comitê. Entre elas, ações e projetos voltados à promoção da atividade física, ações com foco na qualidade de vida no trabalho, no controle dos índices de absenteísmo e projetos que contribuem para a preparação dos participantes para a aposentadoria.

A promoção da saúde por meio do exercício físico foi reforçada ao longo dos últimos anos pelo Judiciário. Destaque para a realização da Corrida da Justiça, que chegou em 2018 a sua 3ª edição e já teve quase três mil participantes desde 2016; as aulas de Mat Pilates, implantadas no último ano com o objetivo de promover a prevenção de distúrbios osteomusculares de servidores e magistrados; o projeto Ergonomia e Ginástica Laboral, que contou com mais de 24 mil participações entre os anos de 2017 e 2018 nas comarcas de Palmas, Paraíso, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional; e o projeto Judiciário na Medida, que nos dois últimos anos teve 189 participações em Palmas, Araguaína e Gurupi. Todas as turmas contaram com acompanhamento médico e nutricional durante o processo.

Já quando o assunto é debater a qualidade de vida no ambiente laboral, a Semana da Saúde realizou nos dois últimos anos uma série de palestras e atendimentos com foco nos cuidados necessários para a manutenção da saúde durante o período em que estamos no trabalho. Os eventos tiveram público de mais de três mil pessoas e contaram com a participação de palestrantes como o atleta paraolímpico Clodoaldo Silva, o educador físico Marcio Atala, o psicólogo Rossandro Klinjey e o historiador Leandro Karnal.

Já o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) atendeu, nos últimos dois anos, 69 pessoas, entre magistrados, servidores do TJTO e de órgãos parceiros. As ações englobam oficinas e palestras com reflexões e orientações sobre aspectos psicológicos, sociais, financeiros, legais e de saúde relacionados ao processo de aposentadoria.

Em 2018, ainda foi realizado o Censo de Saúde, com o objetivo de traçar o perfil dos servidores e elaborar um plano de ação para melhorar as principais condições de saúde identificadas no levantamento. Neste sentido, também teve início, na comarca de Araguaína, o Projeto de Atenção à Saúde: Comportamento preventivo para melhoria da saúde e qualidade de vida de servidores e magistrados. Participaram das oficinas 147 servidores e 13 magistrados, sendo que a partir de agora serão feitos atendimentos individualizados em casos específicos.

O comitê, através do Centro de Saúde, também desenvolveu diversas outras ações de saúde no último ano, como atendimento de micro fisioterapia, reabilitação vestibular, distribuição da Cartilha da Coluna, realização de campanha de vacinação e orientação sobre doenças, com as campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Nos últimos dois anos, o Centro de Saúde ainda realizou 20.170 mil atendimentos por médicos, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e profissionais do Serviço Social.

Outros projetos

Com o objetivo de aprimorar o serviço prestado ao cidadão, iniciativas do Judiciário ao longo dos anos vêm promovendo agilidade processual e economia aos cofres públicos. Um exemplo, na área da saúde, é o convênio firmado com a Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A. A parceria resultou na realização de 2.653 perícias médicas judiciais em ações envolvendo o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), no período de janeiro a outubro de 2018.

Outro convênio celebrado entre o TJTO e a União, por intermédio da Justiça Federal, possibilitou a realização de mutirões da Junta Médica para agilizar o trâmite de processos relacionados ao INSS. Ao todo, 914 perícias foram realizadas em 2017 e 2018, gerando economia de R$ 274 mil aos cofres públicos. Estes tipos de processos representam mais de 70% de toda a demanda da Junta Médica Oficial do Poder Judiciário.

Sobre o Comitê

Criado em 2016, o Comitê Gestor da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário do Tocantins atende à Resolução nº 207, do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário, e tem como atribuição fomentar programas, projetos e ações vinculados à política de saúde no seu âmbito de atuação.

Texto: Paula Bittencourt / Foto: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO.

 

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça do Tocantins
Edifício Amaro Empresarial
Anexo I - 6º Andar
Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
Plano Diretor Norte
Palmas, TO 77.001-036
Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

© 2019 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema mantis-29937