45 Visualizações

Cadastro IDP TJTO: atenção magistrados(as) e servidores(as) aos prazos para evitar o bloqueio e garantir acesso aos sistemas do Judiciário

Cadastro IDP TJTO: atenção magistrados(as) e servidores(as) aos prazos para evitar o bloqueio e garantir acesso aos sistemas do Judiciário

07/01/2026 17:05 Por: Maria Batista

Para evitar bloqueios e garantir o pleno uso dos sistemas institucionais, desembargadores(as), juízes(as) e servidores(as) devem acessar o Provedor de Identidade do Tribunal de Justiça do Tocantins (IDP TJTO) para realizar o cadastro, que expira uma vez por ano, e renovar a senha a cada seis meses. Procedimentos que asseguram utilização contínua e maior segurança aos serviços digitais do Judiciário tocantinense.

Quando a expiração for da senha, o próprio sistema solicitará a criação de uma nova credencial. Já nos casos em que o bloqueio ocorra na conta, será necessário revisar as informações cadastrais e salvá-las novamente para restabelecer o acesso. Caso a autenticação em dois fatores (2FA) esteja habilitada, seu uso é obrigatório, reforçando as camadas de segurança no ambiente digital do Tribunal.

É importante destacar que sistemas como SEI, Assyst, VPN, Google e outras plataformas corporativas utilizam a senha do IDP por meio do Active Directory (AD). Por essa razão, esses sistemas não emitem alertas sobre a expiração da senha ou da conta, informando apenas que a credencial está inválida no momento da tentativa de acesso. Além disso, a senha é automaticamente bloqueada após oito tentativas sem sucesso, com avisos preventivos a partir da quarta tentativa. Após quatro tentativas de senha e o sistema informar que a credencial está incorreta, a DTINF recomenda que o usuário acesse o serviço idp.tjto.jus.br com seu usuário e senha para verificar se precisa atualizar a sua senha ou revisar os dados de sua conta.

IDP

O Provedor de Identidade do Tribunal de Justiça do Tocantins (IDP TJTO) é o sistema de autenticação centralizado que funciona como a principal porta de entrada digital para plataformas institucionais, e serviços corporativos.

O IDP TJTO adota padrões modernos de segurança, como os protocolos OpenID Connect e OAuth 2.0, além do uso progressivo da autenticação multifator, garantindo que somente pessoas devidamente autorizadas acessem informações e ferramentas institucionais. Essa abordagem busca atender as resoluções recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça do Tocantins
Edifício Amaro Empresarial
Anexo I - 6º Andar
Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
Plano Diretor Norte
Palmas, TO 77.001-036
Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

© 2026 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema