Texto: Guilherme Riceto, estagiário sob a supervisão do Cecom
Os membros da Comissão Avaliadora do Banco de Boas Práticas (BBP) se
reuniram, na tarde desta quarta-feira (21/5), para avaliar o projeto Central de
Atendimento ao Jurisdicionado (Caju), da Comarca de Dianópolis, que foi
apresentado pelo juiz diretor do Foro, Rodrigo da Silva Perez, acompanhado dos
servidores Maicon Dener e Ionara Cardoso.
A avaliação serve para qualificar os resultados e atividades do
projeto, designar se seguirá para a execução e se terá suas práticas
replicadas nas outras unidades do Judiciário tocantinense, em todo o Estado.
Essa avaliação é feita a partir de seis critérios: inovação, originalidade,
replicabilidade, relevância, custo benefício e
resultados.
Após a análise e caso aprovado pela comissão, o projeto será encaminhado
à Presidência do Tribunal de Justiça (TJTO) e Corregedoria-Geral da Justiça
(CGJUS) para as etapas finais. O encontro foi conduzido pelo juiz auxiliar da
Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho, que compõe a Comissão Avaliadora do
BBP junto com a chefe de gabinete da Presidência, Lívia Guimarães; o juiz
auxiliar e a chefe de gabinete da CGJUS, Manuel de Faria Reis Neto e Bruna
Patrícia Ferreira, respectivamente; a representante da Diretoria-Geral do TJTO,
Juliana Alencar; e a assessora de projetos da CGJUS, Amanda Santa
Cruz.
Projeto Caju
A Central de Atendimento ao Jurisdicionado (Caju) é uma iniciativa que
começou em 2023 e que visa estabelecer um padrão de consistência e qualidade
nos atendimentos no Fórum de Dianópolis, independente da vara de origem,
centralizando os canais de comunicação e oferecendo uma fonte única e
confiável, simplificando o acesso e reduzindo a probabilidade de informações
conflitantes.
Nasceu da necessidade de aprimorar a prestação de serviços jurídicos, e
foi idealizada com o objetivo de superar os desafios da complexidade do acesso à
informação, experiências desiguais para os jurisdicionados e as dificuldades em
obter respostas claras e em tempo hábil.
A implementação visa tornar o acesso à justiça mais equitativo,
transparente e eficaz para todos os envolvidos, tanto servidores quanto
cidadãos. O juiz Rodrigo da Silva, na ocasião, apresentou alguns resultados que
a aplicação do projeto trouxe para o serviço na comarca.
Na execução, foi demonstrado um crescimento significativo no volume de
atendimentos realizados, superando os números registrados anteriormente pelo
balcão virtual e outros canais isolados. O comparativo de atendimentos ficou
assim:
Ano |
Presencial |
Balcão Virtual |
Telefone |
Total |
2023 |
1.857 |
1.004 |
951 |
3.812 |
2024 |
3.010 |
1.622 |
1.619 |
6.269 |
2025 (até 6/5) |
1.040 |
498 |
457 |
2.021 |
Os dados de 2024 representam um aumento de aproximadamente 64,5% no
total de atendimentos em comparação com o ano de 2023. Os dados parciais de
2025 indicam a continuidade da alta demanda e da relevância do serviço prestado
pela Caju. Além disso, o juiz ainda comentou durante a apresentação os
resultados positivos no quesito qualidade de vida tanto para o servidor quanto
para o público atendido.
Em questão de custos na execução, os dados são irrelevantes, pois os
recursos e servidores atuantes no projeto pertencem ao próprio quadro pessoal
da comarca, assim como a mobília e equipamentos utilizados, não havendo
despesas adicionais.
Se precisar, entre em contato.
© 2025 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema