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Comissão Avaliadora do Banco de Boas Práticas se reúne para avaliar o projeto Caju

Membros da Comissão Avaliadora do Banco de Boas Práticas (BBP) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (21/5)

21/05/2025 18:01 Por: Neuracy Lima

Texto: Guilherme Riceto, estagiário sob a supervisão do Cecom



Os membros da Comissão Avaliadora do Banco de Boas Práticas (BBP) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (21/5), para avaliar o projeto Central de Atendimento ao Jurisdicionado (Caju), da Comarca de Dianópolis, que foi apresentado pelo juiz diretor do Foro, Rodrigo da Silva Perez, acompanhado dos servidores Maicon Dener e Ionara Cardoso.

 

A avaliação serve para qualificar os resultados e atividades do projeto,  designar se seguirá para a execução e se terá suas práticas replicadas nas outras unidades do Judiciário tocantinense, em todo o Estado. Essa avaliação é feita a partir de seis critérios: inovação, originalidade, replicabilidade, relevância, custo benefício e resultados.       

 

Após a análise e caso aprovado pela comissão, o projeto será encaminhado à Presidência do Tribunal de Justiça (TJTO) e Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) para as etapas finais. O encontro foi conduzido pelo juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho, que compõe a Comissão Avaliadora do BBP junto com a chefe de gabinete da Presidência, Lívia Guimarães; o juiz auxiliar e a chefe de gabinete da CGJUS, Manuel de Faria Reis Neto e Bruna Patrícia Ferreira, respectivamente; a representante da Diretoria-Geral do TJTO, Juliana Alencar; e a assessora de projetos da CGJUS, Amanda Santa Cruz.   


 

Projeto Caju

 

A Central de Atendimento ao Jurisdicionado (Caju) é uma iniciativa que começou em 2023 e que visa estabelecer um padrão de consistência e qualidade nos atendimentos no Fórum de Dianópolis, independente da vara de origem, centralizando os canais de comunicação e oferecendo uma fonte única e confiável, simplificando o acesso e reduzindo a probabilidade de informações conflitantes.

 

Nasceu da necessidade de aprimorar a prestação de serviços jurídicos, e foi idealizada com o objetivo de superar os desafios da complexidade do acesso à informação, experiências desiguais para os jurisdicionados e as dificuldades em obter respostas claras e em tempo hábil. 

 

A implementação visa tornar o acesso à justiça mais equitativo, transparente e eficaz para todos os envolvidos, tanto servidores quanto cidadãos. O juiz Rodrigo da Silva, na ocasião, apresentou alguns resultados que a aplicação do projeto trouxe para o serviço na comarca. 

 

Na execução, foi demonstrado um crescimento significativo no volume de atendimentos realizados, superando os números registrados anteriormente pelo balcão virtual e outros canais isolados. O comparativo de atendimentos ficou assim:

 

Ano

Presencial 

Balcão Virtual

Telefone

Total

2023

1.857

1.004

951

3.812

2024

3.010

1.622

1.619

6.269

2025 (até 6/5)

1.040

498

457

2.021

 

Os dados de 2024 representam um aumento de aproximadamente 64,5% no total de atendimentos em comparação com o ano de 2023. Os dados parciais de 2025 indicam a continuidade da alta demanda e da relevância do serviço prestado pela Caju. Além disso, o juiz ainda comentou durante a apresentação os resultados positivos no quesito qualidade de vida tanto para o servidor quanto para o público atendido. 


 

Em questão de custos na execução, os dados são irrelevantes, pois os recursos e servidores atuantes no projeto pertencem ao próprio quadro pessoal da comarca, assim como a mobília e equipamentos utilizados, não havendo despesas adicionais. 

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