36 Visualizações

A cada cálculo, uma peça essencial para o processo avançar com transparência e segurança

Nesta sexta-feira,25/4, data em que se comemora o Dia do Contabilista, o TJTO aborda o papel da Cojun

25/04/2025 18:19 Por: Isis Coutinho

Imagem mostra vários servidores sentados em frente a computadores, na sala de trabalho.


Texto: Neuracy Viana


Elaborar e analisar cálculos judiciais em processos que envolvem questões financeiras para garantir decisões precisas, transparentes e fundamentadas. Essa é a principal função da Contadoria Judiciária Unificada (Cojun) do Poder Judiciário do Tocantins, que atua como auxiliar do juízo.

Para atender às demandas que chegam à Cojun, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) conta com a força de trabalho de 35 contadores e um secretário, profissionais que atuam para garantir suporte técnico qualificado em processos cíveis, previdenciários, trabalhistas, fazendários e outros.

Nesta sexta-feira (25/4), data em que se comemora o Dia do Contabilista, o TJTO aborda o papel da Cojun e dos contadores judiciais para um Judiciário cada vez mais ágil, justo e acessível a cidadãs e cidadãos tocantinenses.

Servidor, de terno, sentado em uma sala de escritório, em frente a um computador.
Contador judicial Arthur Emílio Galdino de Sousa Rodrigues, lotado na Cojun

“Sinto-me profundamente honrado por fazer parte de um setor que impacta diretamente na efetividade da Justiça”, destaca o contador judicial Arthur Emílio Galdino de Sousa Rodrigues.

Para o servidor, ser contador judicial vai além dos números.

“É servir à sociedade com responsabilidade técnica, ética e compromisso com a verdade. Cada cálculo entregue é uma peça essencial para que o processo avance com segurança.”

Arthur Rodrigues diz ser muito gratificante saber que o trabalho desempenhado pelos contadores contribui para tornar o Judiciário mais “célere, justo e acessível”.

 

Como funciona a Cojun

Na prática, a Contadoria Judiciária funciona assim: o departamento, que está vinculado à Diretoria Judiciária (Dijud), recebe as demandas das(os) juízas(es) ou servidoras(es) das varas e analisa os autos para identificar a necessidade de apuração de valores, a exemplo de liquidação e atualização de dívidas, juros, correções monetárias, planilhas previdenciárias, cálculos trabalhistas, indenizações, entre outros, bem como cálculos das despesas processuais.

“Com base na legislação vigente, normas técnicas e jurisprudência, o contador elabora os cálculos e os junta ao processo. Em muitos casos, também atua respondendo impugnações ou esclarecendo pontos técnicos”, explica Arthur Rodrigues.

Assim, a Contadoria promove celeridade, segurança técnica e economia processual, além de evitar retrabalho e reduzir o número de recursos e impugnações, bem como fortalecer toda a estrutura do Judiciário com a conferência dos corretos recolhimentos das despesas processuais.

Ao mesmo tempo, a Cojun garante justiça e confiança nos valores apresentados a cidadãs e cidadãos, contribuindo para decisões mais ágeis, justas e tecnicamente embasadas.

 

Eficiência e qualidade dos serviços

“Nossos agradecimentos aos contadores judiciários pelo empenho e dedicação. O trabalho conjunto de todos tem contribuído para elevar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário do Tocantins. Parabéns a todos os contadores”, enfatiza a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

O diretor judiciário do TJTO, Wallson Brito da Silva, também parabenizou os contadores do Poder Judiciário. “São contadores de excelência, de fundamental importância para o trâmite processual. São profissionais que atuam desde o início do processo até o final. Então, o contador judicial é hoje parte fundamental do Poder Judiciário.”

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça do Tocantins
Edifício Amaro Empresarial
Anexo I - 6º Andar
Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
Plano Diretor Norte
Palmas, TO 77.001-036
Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

© 2025 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema