Nada melhor do que começar a semana cuidando do corpo e da mente! Nesta segunda-feira (17/3), o Centro de Saúde do TJTO deu início às aulas presenciais de pilates, um projeto do Espaço Saúde voltado a servidores(as), magistrados(as) e estagiários(as) que promove bem-estar e qualidade de vida.
Além das aulas presenciais, a iniciativa conta com turmas on-line, permitindo que participantes de todas as comarcas do estado possam aderir à prática. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, tanto no formato presencial quanto remoto.
Pilates: mais saúde e menos dores
O programa foi implantado no TJTO com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores, principalmente no combate às dores lombares, uma das principais queixas relacionadas ao trabalho.
“A maior queixa dos servidores era a dor na região lombar devido ao longo tempo sentado durante o expediente. O pilates ajuda a fortalecer a musculatura estabilizadora da coluna, melhorando a consciência corporal e proporcionando alívio desta dor”, explica Sandra Carvalho, fisioterapeuta do Espaço Saúde e idealizadora do programa.
Pilates online: acessibilidade para todas as comarcas
Para os servidores que trabalham em outros municípios, o pilates online é uma excelente alternativa. Atualmente, cerca de 20 participantes praticam remotamente, com a fisioterapeuta acompanhando os movimentos pela câmera, corrigindo posturas e ajustando os exercícios em tempo real.
Novidade: turma masculina incentiva mais participação
Uma novidade deste semestre é a turma masculina, criada para estimular a participação de mais homens na prática do pilates. O objetivo é quebrar barreiras e mostrar que a modalidade pode beneficiar a todos, independentemente do gênero.
Benefícios do pilates
Além de aliviar dores, o pilates melhora a postura, aumenta a disposição e a concentração, reduz o estresse e contribui para um sono mais reparador. A prática também aprimora a respiração e ajuda no fortalecimento muscular, proporcionando mais qualidade de vida no dia a dia.
Como participar?
As vagas para este semestre já estão preenchidas, mas servidores(as), magistrados(as) e estagiários(as) interessados podem se programar para a próxima turma, que começa em agosto.
Para ingressar no programa, é necessário passar por uma avaliação médica no Espaço Saúde, podendo haver a solicitação de exames de imagem. Em seguida, o participante realiza uma avaliação postural na fisioterapia, para direcionamento dentro do projeto.
Vagas limitadas: 15 alunos presenciais por semestre.
Mais informações: (63) 3218-2283 – Espaço Saúde (CESAU).
Se precisar, entre em contato.
© 2025 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema