A partir desta quarta-feira (5/11), os sistemas que utilizam o controle de acesso único do Tribunal de Justiça do Tocantins (IDP-TJTO), só poderão ser acessados se Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) estiver ativado. A medida alcança todos os usuários dos sistemas GISE, SEI, VPN e IDP.
O MFA é uma camada extra de segurança que protege o acesso às plataformas do TJTO e garante maior confiabilidade na identificação dos usuários. Conforme alerta a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTINF), quem não ativar o múltiplo fator até a data-limite poderá ter o acesso bloqueado aos sistemas.
O novo modelo de autenticação atende aos requisitos da Portaria Presidência nº 140/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a adoção do MFA em sistemas administrativos sensíveis de todo o país.
No Tocantins, a implementação será realizada em etapas, sendo que a primeira, envolvendo o ePROC e o Google Workspace, já foi concluída. A partir do dia 05/11, a segunda etapa abrangerá os sistemas GISE, SEI, VPN e IDP. O sistema e-Gesp será incluído na terceira etapa, prevista para dezembro.
Como ativar o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) no IDP/TJTO:
Clique aqui para acessar o tutorial completo com imagens, e aqui para acessar o Manual do SEI.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários podem acionar a Central de Serviços pelo site https://servicedesk.tjto.jus.br/assystnet ou pelo telefone 0800 721 8044 para suporte na configuração.
Se precisar, entre em contato.
© 2025 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema