A juíza Rosa Maria Gazire Rossi representou o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) na Roda de Conversa: violência contra a mulher e relacionamentos abusivos, durante a 2ª edição do encontro Mulheres Plenas. Realizado pela Paróquia São Cristóvão, no fim de semana (4 e 5/10), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO).
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Atlas da Violência 2024 e dos órgãos que integram a rede de combate e enfrentamento, apontam que oito em cada dez feminicídios foram praticados por companheiros ou ex-companheiros.
No âmbito estadual, o Painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou 6.304 novos processos envolvendo casos de violência doméstica e familiar. Os dados são referentes a janeiro a julho desse ano e refletem que há muito a evoluir, segundo a magistrada.
“Qual o papel de cada instituição ali representada diante da situação já endêmica da violência doméstica e familiar contra mulheres em nosso país? Estamos no caminho, mas há muito a avançar. E por que não juntas, num movimento coletivo, com o fortalecimento da rede no acolhimento da dor, na escuta da voz silenciada, no encorajamento da denúncia, no empoderamento e na prevenção por meio da transformação cultural; tudo com respeito, empatia e tolerância!”, destacou a juíza Rosa Gazire Rossi.
Mulheres Plenas tem como objetivo, além de promover o autoconhecimento, proporcionar momentos de reflexão, desenvolvimento espiritual e pessoal, e discutir a temática da violência contra a mulher e dos relacionamentos abusivos, promovendo conscientização e compartilhando ferramentas importantes para o combate.
Se precisar, entre em contato.
© 2025 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema