Como parte da programação em alusão ao Setembro Amarelo, as turmas do Pilates Terapêutico do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), conduzidas pela fisioterapeuta do CESAU/DIGEP, Sandra Carvalho, vestiram a cor da conscientização durante as atividades desta terça-feira (30/9). O gesto simbólico reforçou a mensagem de que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo e que buscar ajuda é sempre um ato de coragem.
O pilates, método centenário de exercícios, trabalha a conexão entre mente e corpo como uma unidade, favorecendo a consciência corporal e promovendo bem-estar físico e emocional.
“A técnica não se limita apenas ao condicionamento físico, mas é uma prática que conecta corpo e mente, promovendo equilíbrio emocional e bem-estar”, explicou a instrutora Sandra Carvalho.
A ação mobilizou alunos das turmas presenciais e on-line, que participaram de exercícios voltados à respiração, à conexão corpo–mente e a diálogos sobre a importância do cuidado com as emoções.
Para o estagiário do CESAU, Júlio César, a iniciativa é um lembrete de que a saúde mental deve ser prioridade.
“É muito importante cuidar também do psicológico. O Setembro Amarelo é necessário para refletirmos sobre isso, e hoje nós do pilates abraçamos essa causa”, comentou.
A assessora de gabinete, Fernanda Mattos, destacou que o encontro foi um momento de acolhimento e troca: “falar sobre sentimentos e emoções é um gesto de cuidado e de vida. No pilates, estamos aprendendo que corpo e mente caminham juntos.”
Se precisar, entre em contato.
© 2025 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema