Servidoras do Centro de Saúde (Cesau), as fisioterapeutas Sandra Carvalho, Hozana Lemos e Hájussa Garcia, representaram o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no 14º Congresso Internacional de Fisioterapia, realizado entre os dias 12 e 15/9, em Salvador/BA.
O evento reuniu especialistas de diversos países para uma mostra de importantes estudos e atualizações na área. Entre as temáticas, as servidoras do Cesau apresentaram um trabalho inédito sobre a utilização do pilates no tratamento da lombalgia crônica.
Bem estar do servidores
Intitulado "O efeito do método Pilates no tratamento da lombalgia crônica dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Tocantins", o artigo revela a eficácia da técnica como alternativa para o combate à dor crônica na região lombar, uma condição que afeta grande parte dos servidores do TJTO. De acordo com o Cesau, os resultados da pesquisa se mostraram positivos, considerando uma queda nos índices de queixas e uma melhora significativa na flexibilidade dos músculos afetados e na capacidade funcional do público atendido.
A servidora Sandra Carvalho revela que este artigo foi publicado na Revista Multidisciplinar do Amapá (REMAP), em 2023. Segundo ela, a pesquisa é fruto de meses de acompanhamento clínico com sessões regulares de Pilates que visam, sobretudo, a qualidade de vida do quadro de servidores do Judiciário tocantinense. “A lombalgia crônica tem impacto direto na produtividade e no bem-estar do nosso quadro de servidores. Por isso, a adoção de métodos integrativos como o Mat Pilates tem se mostrado uma solução eficaz no combate a esse problema de saúde, e a melhora da amplitude muscular contribui diretamente para a redução da sintomatologia dolorosa em sujeitos com dor lombar crônica”, comentou.
Reconhecimento
A participação dos fisioterapeutas no Congresso é um marco para o TJTO, como afirma a servidora Hozana Lemos. “Nosso estudo foi bem recebido pela comunidade científica e reforçou a importância de trabalharmos pelo bem-estar de nossas servidoras e servidores por meio de iniciativas inovadoras e cientificamente embasadas”, disse.
Intercâmbio
Além da apresentação, as servidoras também trocaram experiências com fisioterapeutas de outros países, o que, segundo elas, contribui para o enriquecimento de suas práticas e traz novos conhecimentos que poderão ser aplicados no Judiciário Tocantinense. "Estamos felizes em representar o TJTO em um evento de tamanha relevância e compartilhar os resultados do nosso trabalho com a comunidade internacional. Acredito que esse estudo abre novas perspectivas para o tratamento da lombalgia e poderá ser uma referência para outras instituições", concluiu a servidora Hájussa Garcia.
Com um programação estruturada, o evento foi considerado um sucesso e já indica a próxima edição em 2025, reforçando a importância da fisioterapia no cuidado e promoção da saúde em diversas esferas da sociedade.
Clique aqui e saiba mais!
Se precisar, entre em contato.
© 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema