54 Visualizações

Gincana sustentável da CGJUS arrecada 274,9 kg de material para reciclagem

Um momento de integração entre os servidores e conscientização a respeito da importância da sustentabilidade.

17/07/2024 15:58 Por: Gles Nascimento

Um momento de integração entre os servidores e conscientização a respeito da importância da sustentabilidade. A 1ª edição da Gincana Sustentável da Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) resultou na arrecadação de 274,9 kg de materiais recicláveis. O anúncio da equipe vencedora foi feito na tarde desta sexta-feira (12/7), com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e da presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente. 

A Coordenadoria de Correição (Cplan) venceu a competição sustentável que mobilizou magistrados(as) e servidores(as) durante todo o mês de junho. A equipe arrecadou 162,9kg de materiais reciclados, entre tampinhas e garrafas pet, latas e lacres de alumínio, embalagens plásticas, papel, papelão e vidro. A Cplan também se destacou pela decoração da sala utilizando material reciclado e o engajamento da equipe. “Iniciativas como esta, além de promover uma maior integração entre as equipes, reforça a ideia de que a sustentabilidade é uma realidade e que todos precisamos estar envolvidos neste processo”, avaliou o coordenador Renato Gomes, agradecendo a mobilização de toda a equipe. “Esse prêmio é de cada um de vocês, foi tudo muito orgânico, todo mundo querendo dar a sua contribuição e deixar o ambiente mais gostoso neste período. Parabéns, equipe Cplan”, disse.

A Cplan conquistou o primeiro lugar da competição com 716 pontos, seguida da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado do Tocantins (Ceja), com 323 pontos; e a equipe Coad/Consid/Compad, que alcançou 121 pontos.

Todo o material arrecadado durante a gincana será destinado a entidades credenciadas junto à CGJUS:  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares); e Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins- Cooperan.

Sustentabilidade

A 1ª edição da Gincana Sustentável teve como tema as festas juninas. A ação faz parte da Meta 8A do Plano de Gestão 2023-2025 da CGJUS, que busca desenvolver ações para implementar, estimular e viabilizar práticas sustentáveis de acordo com a Resolução CNJ n. 400/2021 (Diretriz Estratégica 9 do CNJ) e está alinhada à política de sustentabilidade do Poder Judiciário do Tocantins. “Esta  gincana não apenas contribuiu com o clima organizacional como é um importante canal de sensibilização sobre a temática da sustentabilidade, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Então agradeço por abraçarem esse projeto, todos se empenharam bastante, vestiram a camisa e fizeram a diferença”, destacou a corregedora durante a entrega do prêmio. 

Prestigiando o evento de premiação, a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, ressaltou a iniciativa da corregedoria em prol da sustentabilidade e destacou que o projeto pode ser ampliado no âmbito do Poder Judiciário. "Vejo como uma prática lúdica, divertida e criativa que fortalece a cultura da sustentabilidade em nossas unidades, em alinhamento às diretrizes do Plano de Logística Sustentável", disse.

 

Parabenizo à CGJUS, na pessoa da desembargadora Maysa Vendramini, por proporcionar aos servidores esse momento de descontração e de integração, ao mesmo tempo em que todos nós nos beneficiamos com o engajamento desses valorosos colaboradores na arrecadação de resíduos e na destinação ambientalmente correta. Desejo que essa iniciativa se perpetue e sirva de exemplo para que outros órgãos e unidades do nosso Poder Judiciário sigam pelos trilhos da sustentabilidade", finalizou a desembargadora Ângela. 

Homenagem

Ainda durante o momento de confraternização, o colaborador José Roseno Neres Araújo da Silva recebeu uma homenagem pela contribuição e dedicação às ações de sustentabilidade realizadas na CGJUS. Conhecido por todos como “Seu Zé”, ele é quem cuida pessoalmente de todo o material reciclável no prédio da Corregedoria e foi ele quem fez a coleta e pesagem dos itens recolhidos durante a gincana. 

“Seu Zé foi fundamental neste processo e só temos que agradecer tanto a ele quanto a todos os servidores que abraçaram a causa da sustentabilidade. Fico muito feliz com esse resultado final, que nos fortalece como equipe e como agentes de transformação”, disse a chefe de gabinete da CGJUS, Lívia Guimarães - gestora da Meta 8 juntamente com o servidor Alecsandre Alves Oliveira.

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça do Tocantins
Edifício Amaro Empresarial
Anexo I - 6º Andar
Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
Plano Diretor Norte
Palmas, TO 77.001-036
Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

© 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema