32 Visualizações

TJTO promove Dia “D” da Campanha Sinal Vermelho para prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher

O objetivo é criar um ambiente seguro e encorajador para que as vítimas de violência doméstica se sintam apoiadas a buscar ajuda

07/06/2024 17:22 Por: Gles Nascimento

Só esse ano, mais de 600 medidas protetivas de violência doméstica contra a mulher foram concedidas, segundo dados do Violentômetro. Com o objetivo de estimular mulheres a denunciarem a violência, várias ações educativas são  realizadas pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). Entre elas, a Campanha Sinal Vermelho.

Para marcar os quatro anos da criação da Campanha Sinal Vermelho contra Violência Doméstica e Familiar, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promove na segunda-feira (10/6), o Dia “D”, onde serão realizadas rodas de conversas online das 14 às 16 horas e das 16 às 18 horas, onde serão compartilhadas histórias e experiências e será discutido a importância do combate à violência contra a mulher. O Dia 'D" marca o aniversário de lançamento da Campanha, que teve início em junho de 2020. 

Na programação do  Dia "D" também estão visitas aos estabelecimentos comerciais das comarcas participantes feitas pelas equipes multidisciplinares credenciadas pelo Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM) realizarão abordagens qualificadas, orientando sobre a Campanha Sinal Vermelho, fomentando adesões das empresas do comércio local e entregando o cartaz de identificação da campanha aos estabelecimentos parceiros.

O objetivo é criar um ambiente seguro e encorajador para que as vítimas de violência doméstica se sintam apoiadas a buscar ajuda. Além disso, engajar servidores(as) das comarcas e comerciantes/funcionários de estabelecimentos comerciais na prevenção e combate à violência doméstica e familiar.

A juíza Cirlene Maria de Assis, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), frisou a importância do enfrentamento à violência doméstica. "Tenho testemunhado de perto a devastação que a violência doméstica e familiar causa na vida das mulheres. É nosso dever como instituição e como membros comprometidos com a justiça e a igualdade de gênero, combater essa realidade que assola nossa sociedade. O Dia "D" da Campanha Sinal Vermelho é uma oportunidade única para unirmos forças e ampliarmos nosso impacto no enfrentamento dessa questão tão grave. É um momento em que podemos nos unir em um só propósito: criar um ambiente seguro e acolhedor para as vítimas, incentivando-as a buscar ajuda e acabar com o ciclo de violência", disse.

 

Para participar é só entrar nos links abaixo:

Roda de Conversa 1 (14h): https://meet.google.com/njv-uizj-kiz 

Roda de Conversa 2 (16h): https://meet.google.com/yug-veqf-cru

 

A campanha

A Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica foi lançada em junho de 2020, pelo Conselho Nacional de Justiça e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A iniciativa foi o primeiro resultado prático do grupo de trabalho (Portaria n. 70/2020,) criado pelo CNJ para elaborar estudos e ações emergenciais voltados a ajudar as vítimas de violência doméstica durante a fase do isolamento social.

A ideia central é que a mulher consiga pedir ajuda em farmácias, órgãos públicos e agências bancárias com um sinal vermelho desenhado na palma da mão. Nesses locais, atendentes, ao verem o sinal, imediatamente podem acionar as autoridades policiais. Saiba mais clicando aqui

 

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça do Tocantins
Edifício Amaro Empresarial
Anexo I - 6º Andar
Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
Plano Diretor Norte
Palmas, TO 77.001-036
Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

© 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema