Buscando a prevenção de doenças como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) retomou, presencialmente, o Programa de Ginástica Laboral voltado a magistrados, magistradas, servidores e servidoras.
O trabalho é executado por profissional de fisioterapia credenciado. As aulas presenciais têm duração de até 20 minutos e ocorrem duas vezes por semana. O objetivo é contribuir para redução de queixas de dores osteomusculares e promover bem-estar e relaxamento durante o expediente de trabalho, favorecendo a melhor concentração e disposição.
Atualmente, o programa é realizado na Comarca de Palmas, com profissionais atuando nas sedes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Corregedoria- Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Fórum, Anexos I e II.
A atividade foi retomada em 20 de março, no TJTO. A responsável técnica pelo programa, Hozana Lemos, explica que, na primeira rodada de atendimentos, no período de 20 de março a 24 de abril, seis profissionais credenciados fizeram atendimento no TJTO. Houve a participação de 1552 pessoas, o que representa uma média de 155 servidores (as) por dia de prática da laboral.
Agora, a expectativa é que chegue às comarcas do interior ainda no mês de maio, sendo a de Guaraí a primeira a ser contemplada, a de Guaraí. As atividades são contínuas e só têm pausa nos meses de julho e janeiro.
A ginástica
A ginástica laboral consiste em exercícios físicos globais aplicados nos ambientes de trabalho. O objetivo é garantir pausa da atividade principal do trabalhador, englobando os aspectos cognitivos, físicos e psicológicos, estimulando o autoconhecimento, proporcionando melhor disposição ao trabalho e maior bem estar do corpo e da mente.
Se precisar, entre em contato.
© 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema