58 Visualizações

Gestão 2023/2025: valorização e desenvolvimento da força de trabalho por uma prestação de serviços de qualidade

Metas 36, 38 e 40 são voltadas diretamente para servidores e servidoras do Judiciário do Tocantins

23/04/2024 15:15 Por: Neuracy Lima

As estratégias do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) para alcançar métodos inovadores que visem ofertar serviços mais rápidos e de qualidade passam pela valorização e desenvolvimento da sua força de trabalho.

Nesse sentido, no Plano de Gestão da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, para o biênio 2023/2025, estão estabelecidas três metas (36, 38 e 40) voltadas diretamente para servidores e servidoras.    

Instituir o Comitê de Governança de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário (Meta 36) é um dos objetivos. A meta foi implantada com a instituição do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas (CGLGP) no âmbito do PJTO, por meio da Portaria nº 3003/2023, de 5 de dezembro de 2023, após a realização da eleição de seus membros.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas do TJTO, Márcia Mesquita Vieira, que também é gestora das metas 36, 38 e 40, compete ao Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, dentre outras atribuições, promover o aprimoramento da capacitação dos órgãos a partir do desenvolvimento profissional dos servidores e suas competências, e do favorecimento à cooperação. Também é atribuição do comitê contribuir para o gerenciamento, a redução de risco e a promoção de saúde em gestão de pessoas.

“Tais competências, com certeza, impactarão de forma positiva e direta nos serviços prestados ao cidadão, tendo em vista que servidores capacitados e saudáveis tendem a entregar um serviço de maior qualidade”, destaca a diretora.

 

Humanização e valorização

A Meta 38 visa instituir programa para promover o bem-estar, a motivação, a produtividade, a empatia, a compaixão e a humanização no exercício da função de servidores, servidoras, magistrados e magistradas, além de reforçar a importância do papel que desempenham no Judiciário.  

Conforme Márcia, essa meta tem sido implantada por meio de várias ações, dentre as quais ela cita o Projeto “Oficinas Literárias”. Essa atividade tem por objetivo promover a reflexão orientada sobre temáticas nas áreas social e de saúde, que tenham como enfoque o mundo do trabalho e as relações sociais e de saúde nela inserida.

Outra ação é o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), que visa disponibilizar aos (às) servidores (as) e magistrados (as) orientações sobre aspectos psicológicos, sociais, legais e de saúde relacionados ao processo de aposentadoria e a construção de seus projetos de vida.

A diretora cita ainda o Projeto “Saúde em Pauta”, executado durante 2023, com cinco rodas de conversa, e foi encerrado, dando origem ao Projeto “Justiça em Diálogo”. Esse novo projeto tem por finalidade a realização de rodas de conversa sobre gênero, raça e diversidade, de forma a construir um espaço de diálogo e troca para potencializar a reflexão de servidores (as), magistrados (as) e estagiários (as).

Há, ainda, o Projeto de “Acompanhamento e Monitoramento dos Servidores em Teletrabalho e respectivos Gestores”. Essa ação, segundo explica Márcia, tem por objetivo instituir mecanismos, dentro do TJTO, que permitam a assistência e proteção à saúde com maior proximidade e eficiência, promovendo o bem-estar dos (as) teletrabalhadores (as) e de seus (suas) respectivos (as) gestores (as).

A diretora destaca que a humanização e a valorização dos (as) servidores (as) e magistrados (as) tem um impacto profundo e positivo no funcionamento do sistema judiciário e na qualidade do serviço prestado ao (à) cidadão (ã).

Márcia Mesquita, uma mulher branca, de cabelos curtos e ruivos; ela está em pé num corredor e usa blusa amarela e brincos.
Diretora Márcia Mesquita é gestora das metas 36, 38 e 40 do Plano de Gestão 2023/2025

“A valorização e a humanização no local de trabalho contribuem para o bem-estar geral e a saúde mental dos (as) servidores (as). Isso cria um ambiente de trabalho mais saudável, no qual os (as) servidores (as) se sentem apoiados e capazes de lidar com os desafios do trabalho. Servidores (as) motivados (as), engajados (as) e saudáveis tendem a fornecer um serviço melhor e mais eficiente aos (às) cidadãos (ãs)”, enfatiza Márcia.

 

Eficiência de Gestão de Pessoas

Quanto à Meta 40, cujo objetivo é aperfeiçoar os processos de trabalho para melhorar o tempo e a eficiência de gestão de pessoas, Márcia diz que tem sido executada por meio da elaboração do fluxo do requerimento de adesão e do fluxo de relatórios do teletrabalho, assim como o fluxo de acompanhamento do (as) teletrabalhador (a).

No caso da elaboração do fluxo do requerimento de adesão ao teletrabalho, o processo foi iniciado em agosto de 2023 e concluído em dezembro do mesmo ano. A elaboração do fluxo de relatórios do trabalho começou em janeiro de 2024 e deve ser finalizada em julho próximo. Já a elaboração do fluxo de relatórios do teletrabalho está prevista para ser iniciada em agosto e concluída em dezembro deste ano.

 

Digep

Atualmente, a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) conta com 88 servidores (as), distribuídos (as) nas seguintes lotações: Divisão de Atendimento de Gestão de Pessoas (DIVAGP), Divisão de Gestão de Pessoas (DIVGP); Centro de Saúde (Cesau), Divisão de Folha de Pagamento (DFPG), Divisão de Projetos e Gestão de Contratos da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIVPGC), Assessoria Jurídica da Digep e Grupo Gestor de Equipes Multidisciplinares (GGEM).

A Diretoria desempenha funções, como: controle da força de trabalho do TJTO, trâmites relacionados à Folha de Pagamento, registro e acompanhamento da vida funcional dos (as) servidores (as), análise jurídica de processos administrativos, dentre outras.

Aproximadamente cinco servidores (as) estão atuando diretamente nas ações para o cumprimento das metas, mas todos os setores da Digep estão envolvidos, bem como outras unidades, quando necessário.

    Contato

    Se precisar, entre em contato.

    Tribunal de Justiça do Tocantins
    Edifício Amaro Empresarial
    Anexo I - 6º Andar
    Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
    Plano Diretor Norte
    Palmas, TO 77.001-036
    Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

    © 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
    Versão do Sistema