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Gestão 2023/2025: ferramentas garantirão maior agilidade e eficiência às ações administrativas

Economicidade, agilidade e eficiência são algumas das vantagens

16/04/2024 16:48 Por: Neuracy Lima

Disponibilizar a ferramenta e-Carta - AR Digital para todas as unidades do Poder Judiciário e implementar tecnologia RFID (radio frequency identification) nos bens permanentes do Tribunal de Justiça são as duas metas (22 e 31, respectivamente) do Plano de Gestão 2023/2025 que estão sob a gestão da Diretoria Administrativa (Diadm).  Economicidade, agilidade e eficiência são algumas das vantagens que a gestão busca alcançar a partir da implantação dessas ferramentas.

Para cumprir a meta 22, o diretor administrativo, Ronilson Pereira da Silva, explica que houve um planejamento detalhado sobre as ações, que são coordenadas pela Diadm, mas conta com a participação das diretorias Judiciária e de Tecnologia da Informação.

O projeto conta com uma série de ações ordenadas e harmoniosamente sincronizadas na execução, pois contempla ações como o conhecimento da tramitação do processo judicial e administrativo, recursos de tecnologia da informação e otimização de gestão do contrato.

Para tanto, foram realizados treinamentos presenciais e virtuais, com apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), ministrados pelos servidores Júlio César Oliveira (Diadm) e Valéria Bodas (Dijud). “A etapa dos processos judiciais para o primeiro e segundo graus encontra-se em fases de encerramento. As ações atuais estão concentradas na contemplação dos processos administrativos”, disse, acrescentando que as atividades estão seguindo o cronograma conforme o previsto.

 

Impactos positivos

Segundo a Diadm, a ferramenta e-Carta - AR Digital é de impacto positivo em diversos aspectos. Entres os quais: economicidade e redução de prazos. “A implantação do serviço atinge as correspondências referentes às fases da tramitação dos processos judiciais e administrativos dos sistemas E-proc e SEI, o que possibilitou a redução considerável dos prazos”, enfatizou o diretor. “Além disso, possibilita a melhoria dos indicadores de consumo de papel, quantidade de impressões e redução de consumo de envelopes”, ressaltou.

 

Tecnologia RFID

Quanto à Meta 31, Ronilson Silva comenta que as dificuldades que a Diretoria Administrativa/Divisão de Patrimônio enfrenta hoje para realização de inventário será sanada com a implantação da tecnologia RFID, uma vez que, atualmente, há um expressivo número de bens a ser inventariado (aproximadamente 70 mil bens móveis patrimoniados).

Diretor administrativo, Ronilson é um homem de cabelos escuros, usa óculos com armação na cor preta e uma camisa azul; ele está sentado como se estivesse falando

Nesse sentido, por meio da automatização do controle dos bens pela tecnologia RFID, a Diadm informa que será possível otimizar a identificação e a localização dos bens, o que será feito por equipamentos com maior agilidade e precisão. “Desta forma, haverá maior confiabilidade, segurança e transparência na gestão patrimonial dos bens públicos”, pontuou o diretor.

Sendo assim, Silva explica que o funcionamento dessa tecnologia consiste na obtenção de informações contidas em dispositivos eletrônicos, por meio de ondas eletromagnéticas. “Esses dispositivos eletrônicos são chamados de etiquetas RFID,  tags, microchips ou transponder (transmissor e receptor)”, informou.

Entre as vantagens da tecnologia RFID no processo de rastreamento e identificação automática de objetos estão: confiabilidade; eliminação de erros humanos; aumento na velocidade do processo; desnecessidade de contato físico ou posição predefinida para leitura; capacidade de armazenamento de dados coletados; leitura simultânea de diversos itens diferentes; e rastreabilidade, identificação e controle da movimentação dos bens, melhorando e aperfeiçoando a segurança patrimonial. “Com a utilização de RFID, espera-se ganhos em agilidade e eficiência, melhorando e aperfeiçoando a segurança patrimonial”, frisou Silva.

 

Diretoria Administrativa

A Diretoria Administrativa conta com 62 servidores atuando em 10 unidades setoriais: Assessoria da Diretoria Administrativa, Central de Compras, Comissão de Licitação, Divisão de Contratos e Convênios, Divisão de Correspondência, Divisão de Patrimônio, Divisão de Serviços Gerais, Divisão de Almoxarifado e Distribuição, Seção de Transporte e Serviço de Elaboração de Editais.

Para o cumprimento dessas metas, foram designados 12 servidores, sendo seis da Divisão de Correspondência e Reprografia e seis da Divisão de Patrimônio.

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