62 Visualizações

Gestão 2023/2025: TJTO aposta na inovação para promover modernidade e efetividade aos serviços prestados aos (às) tocantinenses

As ações voltadas à inovação, bem como para a área de tecnologia e administrativa fazem parte de uma série de matérias sobre o Plano de Gestão 2023/2025.

21/02/2024 13:41 Por: Guilherme Ferreira

Instrumentalizar o Centro de Inovação Inovassol é uma das 50 metas do Plano de Gestão da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, para o biênio 2023/2025. Com o lema: “Justiça mais próxima e inovadora”, a atual gestão está promovendo a cultura da inovação em busca de soluções modernas e efetivas às demandas do Poder Judiciário tocantinense e, assim, proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs.

As ações voltadas à inovação, bem como para a área de tecnologia e administrativa fazem parte de uma série de matérias sobre o Plano de Gestão 2023/2025 que o Centro de Comunicação (Cecom) começou a publicar, com o objetivo de detalhar as metas de gestão da desembargadora Etelvina Sampaio.   

No caso da instrumentalização do Centro de Inovação Inovassol, que é um dos princípios da política de gestão da inovação do Poder Judiciário, está prevista na meta 27, sob a gestão do juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais. O magistrado também é gestor das metas 7, 16, 23, 26, 37, 39, 41, 45 e 47.

Inovassol
Em relação à meta 7, de acordo com o juiz Roniclay Alves, os primeiros passos para o cumprimento foram dados, uma vez que já foi criada e aprovada a resolução com o propósito de instrumentalizar o Centro de Inovação Inovassol. Também foi realizada a Maratona Inovassol, promovida no dia 26 de junho de 2023, pelos membros do Centro de Inovação, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).  

Para o magistrado, o Centro de Inovação é uma quebra de paradigma dentro dos tribunais. “Eu vejo como se fosse uma incubadora”, comenta, acrescentando que a estrutura está sendo montada no espelho d’água do TJTO. Quando estiver totalmente pronto, a intenção é que o local seja um ambiente em que todos possam apresentar suas ideias.

“Muitas pessoas confundem e costumam ligar inovação à tecnologia, muito embora quase tudo que a gente faça hoje de inovação esteja ligado a um desenvolvimento ou evolução de uma ferramenta eletrônica”, diz o juiz, enfatizando que é preciso ter a consciência de que esse desenvolvimento não está unicamente ligado a uma ferramenta tecnológica.

Segundo o magistrado, o Centro de Inovação é um ambiente de construção de solução. “Precisamos ter em mente que as pessoas envolvidas, inclusive no desenvolvimento da ferramenta, precisam fazer parte das discussões”, ressalta.

Outras metas
Conforme o magistrado, todas estas já estão em andamento e seus resultados refletirão na melhoria da prestação de serviços ao cidadão e cidadã.

“É claro que têm metas nossas que o objetivo é fazer com que a gente tenha melhores condições de trabalho, mas isso redunda na maior agilidade e melhor prestação jurisdicional”, diz, destacando que o foco sempre é o cidadão e a cidadã.

Linguagem acessível
Em relação à meta 7, que compreende o aprimoramento da comunicação com a sociedade por meio da linguagem acessível, foi criado, por meio da Portaria Conjunta Nº 16/2023, o Programa SimplesTOC. O objetivo é regulamentar o uso das diretrizes da linguagem simples, da facilitação visual e de ferramentas tecnológicas que aprimorem processos de escrita de todo e qualquer documento no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins, sem prejuízo das regras da língua portuguesa.


Por meio do programa, o Judiciário do Tocantins busca promover uma linguagem clara, empática, acessível, transparente, inclusiva, compreensível e utilizável por qualquer pessoa.

Nesse sentido, o juiz Roniclay Morais explica que será disponibilizado um vídeo com o objetivo de apresentar como funciona o Eproc e uma cartilha virtual com instruções simples, orientando de que forma o processo pode se desenvolver de maneira mais célere. “A partir do momento que você sabe peticionar, você não tem o trabalho de mandar reautuar, não tem endereçamento errado, não há distribuição de processo errado. Você faz com que o processo flua mais rápido”, diz, completando que tudo isso influencia na agilidade do processo.

Improbidade administrativa

No caso da meta 16, que busca a conscientização dos agentes públicos acerca da atuação do Judiciário relativa aos processos de improbidade administrativa, sob a perspectiva da prevenção, mediante capacitação, Morais detalhau que foi realizado um seminário, especialmente voltado aos gestores municipais. O objetivo foi promover a conscientização e o debate sobre as questões relacionadas ao combate à corrupção, à improbidade e aos crimes eleitorais, visando contribuir para o fortalecimento da integridade, transparência e responsabilidade no âmbito político e administrativo.

GMF e reconhecimento facial

Diretamente ligadas, as metas 23 (implantar sistema de apresentação remota e reconhecimento facial) e 24 (fortalecer a atuação do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário – GMF) também estão em pleno desenvolvimento. No caso da implantação do sistema de reconhecimento facial, o juiz Roniclay Morais informa que o projeto já está em fase bem adiantada, aguardando manifestação da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) sobre a minuta de portaria conjunta que dispõe sobre a implantação do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (SAREF) nas varas judiciais com competência em execução penal do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Quanto ao fortalecimento do GMF, o magistrado comenta que foi realizada uma primeira reunião em que foram apresentadas várias demandas, desde a questão com pessoal até dificuldades funcionais do Sistema Eproc.

 

Governança institucional

Para o cumprimento da meta 26, cuja proposta é aperfeiçoar a governança institucional, o magistrado gestor da meta informa que o grupo de trabalho constituído para essa finalidade já apresentou minuta que atualizou a resolução que trata do tema. O documento foi aprovado pela Presidência do TJTO e seguiu para Comissão de Regimento e Organização Judiciária (Coroj) para apreciação.

Quanto à meta 37, que prevê a implementação da Resolução 219/2016 do CNJ e trata da equalização da força de trabalho entre o primeiro e o segundo graus de jurisdição, o magistrado informa que o processo foi remetido para a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges) para que seja feita uma análise dos números do TJTO a fim de definir como será feita a equalização da força de trabalho.

Em relação à meta 39, que visa à realização de concurso público para o quadro de juízes e juízas do Tocantins, o juiz auxiliar da Presidência destaca que, por ocasião da 16ª Sessão Ordinária Administrativa, realizada em 19/10/2023, o Tribunal Pleno, por unanimidade, autorizou a realização do concurso público, bem como, em processo paralelo, foi definida, por meio de lei, a forma como a carreira será estruturada, ou seja, em entrância inicial, intermediária e final.

Morais acrescenta que a realização do concurso público aguarda a conclusão do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que já tem data marcada para a prova (14 de abril). Enquanto isso, providências administrativas, que precedem ao lançamento do edital, já estão sendo adotadas pelas unidades competentes.

A meta 41 (finalizar a implantação do e-Social) já foi concluída, com o cumprimento de todas as etapas.

As demais metas: 45 (instituir o Comitê de Governança da Segurança da Informação do Poder Judiciário) e 47 (fortalecer a Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça) também estão com seus processos em fase de consolidação.

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça do Tocantins
Edifício Amaro Empresarial
Anexo I - 6º Andar
Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
Plano Diretor Norte
Palmas, TO 77.001-036
Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

© 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema