A luta para romper o ciclo da violência é o tema central do terceiro episódio da quarta e última temporada da websérie “Justiça Seja Feita”, intitulada “Aprenda na Dor”. Produzida pela Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a série traz histórias reais e emocionantes que mostram os desafios enfrentados por quem busca conscientização e transformação.
Neste episódio, o enfermeiro Hiltamar Magela Diniz compartilha sua experiência de participar de um programa educativo do TJTO, destinado a homens que em algum momento, tiveram comportamentos que causaram danos emocionais ou psicológicos.
Um convite à mudança
Hiltamar relata que após um desentendimento com sua ex-companheira, marcado por palavras ofensivas, foi incluído em um grupo educativo para compreender os impactos de suas atitudes.
“O grupo foi importante pra mim porque me fez ver de uma forma diferente. Me ensinou como devo tratar as pessoas e agir no meu dia a dia”, explica Hiltamar.
Ele destaca que, inicialmente, não compreendia totalmente a gravidade das palavras que usou, mas que ao longo do processo educativo, foi levado a refletir sobre como esses comportamentos afetam não só a outra pessoa, mas também a própria convivência social.
Violência vai além do que se vê
“O que machuca nem sempre deixa marcas visíveis.” É assim que o juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Cível e Familiar, explica os diferentes tipos de violência que podem afetar as vítimas.
“A violência doméstica a gente sempre pensa na violência que deixa sinal, né? Aquele olho roxo, aquele machucado. Não, a violência pode ser psicológica, pode ser financeira, onde o homem não dá o dinheiro para a mulher ou compra tudo. Pode ser uma violência sexual. Tem vários tipos de violência que precisam ser combatidos e exterminados no Brasil”, ressalta o magistrado.
A experiência de Hiltamar reforça o papel transformador dos programas de conscientização oferecidos pela justiça, que não só responsabilizam os agressores, mas também buscam promover mudanças de comportamento.
O episódio “Aprenda na Dor” já está disponível e pode ser assistido no site do Tribunal de Justiça do Tocantins e nas redes sociais oficiais do TJTO.
Justiça seja feita
O programa tem a coordenação da diretora de Comunicação do TJTO, a jornalista Kézia Reis, e produção da jornalista Elisangela Farias, com o apoio de toda a equipe do Cecom e da produtora Lampion Agência Digital. A cada temporada, o produto de comunicação busca apresentar, por meio da técnica de storytelling, narração de histórias, o trabalho da Justiça nas diferentes áreas de atuação, sob a perspectiva do seu principal cliente: o cidadão e a cidadã tocantinenses.
Alinhada ao Planejamento Estratégico do Judiciário (2021-2026) e ao Plano de Gestão (2023-2025), a produção reforça o compromisso do TJTO com o macrodesafio de promover uma Justiça mais acessível e próxima da população.
Se precisar, entre em contato.
© 2025 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema