O Poder Judiciário do Tocantins realizou, na manhã desta segunda-feira (25/11), um Círculo de Construção de Paz com servidores e servidoras da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) – Anexo I. A iniciativa marcou o início das atividades da Semana da Justiça Restaurativa no Tocantins e segue no período da tarde, no mesmo local.
Aconteceram também o círculo de paz em três escolas em Augustinópolis, que serão atendidas durante toda a semana.
A Justiça Restaurativa é uma abordagem que se baseia no diálogo, na escuta ativa e na busca por soluções coletivas que promovam a conciliação e o entendimento mútuo. Esta prática é conduzida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nupemec/TJTO).
Os círculos de paz, uma das ferramentas da Justiça Restaurativa, são espaços de diálogo onde as pessoas se reúnem para compartilhar suas experiências, refletir sobre seus comportamentos e buscar maneiras de resolver conflitos de forma harmônica e colaborativa.
No Tocantins, a Justiça Restaurativa está sendo aplicada em diversas localidades, como Palmas, Araguaína, Augustinópolis e Miranorte. As ações envolvem desde servidores públicos da Secretaria de Educação e a comunidade escolar até detentos em presídios.
A ideia é levar a Justiça Restaurativa para escolas e outros ambientes comunitários, criando um espaço para a reflexão e o fortalecimento dos laços de convivência. A servidora Natália Pourre, que atua na Gerência de Atendimento Educacional Especializado, foi uma das participantes dos círculos e compartilhou sua vivência: “Eu gostei muito da experiência, pois ela nos faz refletir sobre nossas potencialidades e fragilidades, nos ajudando a entender o que podemos melhorar. Isso não só impacta no nosso ambiente de trabalho, mas também nas nossas relações pessoais e familiares.”
Justiça Restaurativa
Neste mês de novembro, o Tocantins celebra a Semana da Justiça Restaurativa, que integra uma ação mundial dedicada a divulgar a cultura de paz e a importância dessa prática no sistema de justiça e na sociedade em geral. No estado do Tocantins, a última semana do mês foi escolhida para realizar ações como círculos de paz, rodas de conversa e encontros.
Ao espalhar a Justiça Restaurativa pelo Tocantins, o objetivo é promover a construção de uma cultura de paz e respeito mútuo, fortalecendo os laços de convivência e contribuindo para uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades coletivas.
Se precisar, entre em contato.
© 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema