A longa cauda do vestido da noiva Larissa Patrícia dos Santos chamava a atenção por onde passava. No entanto, o que mais se destacava era a jovialidade do casal, um dos mais jovens do evento: ela, com 21 anos, e o noivo Micael dos Santos Oliveira, com 20 anos. Para eles, idade não é documento, mas a certidão, sim!
"Estou muito feliz! A partir de hoje vou me chamar Larissa Patrícia dos Santos Oliveira”, disse ela, orgulhosa, ao receber a Certidão de Casamento.
O jovem casal foi um dos 20 que participaram do Casamento Comunitário promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins, parceiros e voluntários. O evento encerrou a primeira edição do Mutirão Pop Rua Jud, na Escola Estadual Maria dos Reis Barros, no Setor Taquari, em Palmas.
“Uma satisfação imensa encerrar o mutirão celebrando este casamento comunitário. Foi um marco na nossa capital, exemplo de como as nossas instituições podem garantir inclusão e transformar princípios em ações concretas e o casamento não poderia ficar de fora, pois é também uma manifestação de inclusão, um testemunho de amor e compromisso que os unem. Oficializar o matrimônio é exercer um direito e reconhecer um dos laços que sustenta a sociedade. Isto é respeito, isto é cidadania”, disse a coordenadora do Comitê Regional e Interinstitucional Pop Rua Jud Tocantins e vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente.
O evento é uma realização do Comitê Regional Pop Rua Jud em parceria com cartórios de registro civil da cidade. O casamento foi oficializado pelo juiz de Paz do Cartório de Taquaralto, Bruno Borges Kertesz de Oliveira; juiz de Paz do Cartório de Palmas/Centro, Gilson Pereira Alves; e juiz de Paz do Cartório de Taquaruçu, Nilmar Ribeiro Máximo.
A noiva Belinha Nazário da Costa, de 39 anos, se casou com Clevis Rocha Morais, 50 anos. Ela falou sobre os benefícios do casamento comunitário em isentar os noivos das custas cartoriais.
“Achei muito importante porque tem muitas pessoas que não têm condições de pagar por um casamento. Hoje têm várias mulheres realizando este sonho, eu mesma sou uma dessas. Estou muito feliz por esse momento”, destacou a noiva Belinha.
O Sexteto 190 do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado do Tocantins, sob a regência do major Cláudio César, fez o cortejo de toda a cerimônia, que foi celebrada pelo pastor Lucas Prando, capelão da Ulbra Palmas.
Parcerias
Diversas parcerias foram essenciais para a concretização deste grande dia. A produção das noivas foi organizada pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), que contou com maquiadoras voluntárias. A Ulbra Palmas doou bíblias aos noivos, e os buquês das noivas foram oferecidos pela Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto).
Para o presidente da Asmeto, juiz Allan Martins Ferreira, momentos como este são muito importantes para o Poder Judiciário, pois “aproximam a população do Judiciário. Hoje a Asmeto colaborou com esta iniciativa, pois acreditamos e incentivamos ações de cidadania”, pontuou o presidente Allan.
Pop Rua Jud
O casamento comunitário encerrou os serviços ofertados ao longo do dia no 1º Mutirão Pop Rua Jud. Foram disponibilizados diversos serviços, entre eles, emissão de CIN (antigo RG), CPF, certidões, serviço militar, orientação jurídica e atendimentos, denúncia de exploração do trabalho, carreta da saúde (exames, vacinação, entre outros), benefício previdenciário, corte de cabelo, sala do conhecimento e varal solidário. Uma iniciativa do Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 425/2021.
Presenças
Também estiveram presentes na cerimônia a juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Rosa Maria Gazire Rossi; a diretora do Foro da Comarca de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo; p secretário estadual de Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim; o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Cleuzenir dos Santos; e a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Ana Paula Cerqueira Lage.
Se precisar, entre em contato.
© 2024 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema