80 Visualizações

Outubro Rosa: Judiciário promove ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa

01/10/2018 14:20 Por: Leonardo Leal

Neste mês de outubro dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e a importância da prevenção e diagnóstico precoce, o Poder Judiciário realizará ações no sentido de contribuir com a causa. O site do TJTO ganhou a cor rosa pelo oitavo ano consecutivo. Também acontecerá o bazar da Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), desenvolverá projeto voltado para mulheres privadas de liberdade, ou que cumprem penas alternativas, em regime aberto ou semiaberto.

No período de 9 a 11 de outubro a Liga Feminina realizará no hall de entrada do Tribunal de Justiça, um bazar beneficente com venda de peças como panos de prato e tapetes, fabricadas pelas voluntárias. A arrecadação será totalmente revertida às pessoas que lutam contra a doença na capital. O Espaço Saúde também distribuíra laços de fita rosa aos servidores e, durante todo mês, fará orientações sobre auto exame da mama e como identificar sinais de alarme para procurar auxílio médico.

A Cepema em parceria com a Liga Feminina, também desenvolverá ações educativas focadas em empoderar mulheres reeducandas da Unidade Prisional Feminina, quanto o autoconhecimento e a luta contra o câncer de mama e colo de útero. O projeto realizará 150 exames preventivos, para um diagnóstico precoce e para descartar casos suspeitos através de exames de imagem. Os recursos financeiros que irão custear o projeto social são oriundos de penas pecuniárias, administradas pelo juiz, Luiz Zilmar dos Santos Pires, da Comarca de Palmas.

Para a psicóloga da Cepema e responsável pelo projeto, Ktiúcia de Sousa Sá Ferreira, as ações buscam aumentar o número de mulheres reeducandas diagnosticadas com lesões em sua fase inicial e intermediária, criando uma demanda de atendimentos e acompanhamentos posteriores. “O Tocantins sofre uma mudança na epidemiologia do câncer, sendo que em nossa região, a maior prevalência é o de colo de útero, seguido do de mama. Queremos contribuir para que o maior número possível de mulheres consiga realizar o exame de prevenção de câncer de colo, o Papanicolau, e ainda, diminuir a fila de espera dos exames de imagem que são complementares para o diagnóstico do câncer de mama em suas fases iniciais”, concluiu.

Texto: Natália Rezende / Foto: Divulgação

Comunicação TJTO

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça do Tocantins
Edifício Amaro Empresarial
Anexo I - 6º Andar
Quadra 103 Norte, Rua NO 11 com Av. NS 01 Lote 02
Plano Diretor Norte
Palmas, TO 77.001-036
Tel: (63) 3218-4422 / 3218-4423

© 2018 Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP
Versão do Sistema